História de Tupirama - TO

Histórico

Em 1937, Leôncio de Sousa Miranda, residente em Pedro Afonso, resolvera, dado o grande número de competidores no setor comercial, transferir-se para a margem esquerda do Rio Tocantins em frente à cidade de Pedro Afonso, construiu três casas residenciais para si e seu pessoal, donde adveio o nome Trindade, primeiro nome do povoado.
Por influência do fundador, o lugarejo desenvolveu-se rapidamente e, com o sensível aumento da população a que vieram juntar-se diversas famílias do interior do Município, tornou-se capaz de erigir-se em vila.
Tanto para a concretização do sonho de vila, como de município, Leôncio Miranda prestou relevantes serviços, sendo ele um dos maiores desbravadores, e batalhadores pela vitória dessa causa.

Gentílico: tupiramense

Formação Administrativa

Em 1938, Trindade foi elevada à categoria de vila.
Na organização do quadro territorial do Estado fôra substituído o nome de Trindade pelo de Tocantinópolis, denominação que também não demorou a ser substituída pelo nome de Tupirama, que continua até os dias atuais.
Tupirama, em 1953, foi elevada à categoria de cidade, tendo se verificado sua instalação no dia 1° de janeiro de 1954.

Fonte

IBGE
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support